A Valente está na Cena! Este maravilhoso Fusquinha 66 é de uma menina e está sempre nos rolês.
- Adriano Piva
- 26 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2025

FOTOS E TÊXTO: ADRIANO PIVA
No universo dos Volkswagen Clássicos, cada carro tem uma história. Mas algumas são tão intensas que se tornam inesquecíveis. Esse é o caso da Valente, um Fusca 1966 vermelho vinho que conquistou o coração da Sabrina e transformou sua vida para sempre.
Tudo começou em 2019, quando seu irmão trouxe um fusquinha para a família. Mas foi em 2021, após a pandemia, durante o HotVolks, que Sabrina se apaixonou não apenas pelos carros antigos, mas por toda a vibe dos encontros.

A paixão cresceu e a busca pelo próprio clássico começou. Com incentivo da cunhada Daniele, vasculhou anúncios até encontrar a Valente em São Mateus, São Paulo. O nome não poderia ser mais adequado para o fusquinha que mudaria tudo.
Quando a Valente chegou, o foco foi nos detalhes. Começou pelas rodas Cosmic 5x130, estribos, suspensão moderna dos anos 80 com pivô, freio a disco, e ajustes na parte externa.


O interior era um sonho antigo: tapeçaria vermelha Turim, volante Cálice, alavanca Empi e botões de painel cor marfim.
Foram dois anos de melhorias, pacientemente construindo o carro dos sonhos, com a revisão mecânica sempre confiada à Chuck Garage e a tapeçaria ao Carcinha, em Bragança Paulista. E as peças e acessórios vinham da Lider 101.
Sabrina confessa que a maior dificuldade foi segurar a ansiedade. Mas cada modificação era um passo a mais na jornada, tornando a Valente um reflexo de sua dona. A cereja do bolo? O nome gravado no vidro, um detalhe que a tornava ainda mais especial.

Entrar na Valente foi como entrar em um novo capítulo da sua vida. Sabrina descreve a primeira direção como um momento de liberdade absoluta, um sentimento que não cabia em palavras. Não à toa, depois que esse Fusca entrou em sua vida, ela nunca mais precisou de terapia. A estrada se tornou seu espaço de paz e autoconhecimento.
Um dos momentos mais marcantes foi a viagem para Caraguatatuba. A cidade tem um significado profundo para Sabrina, e estar lá com a Valente foi como unir duas paixões. "A estrada ficou ainda mais lisa, tudo se tornou mágico!", relembra.

Com tanta personalidade, a Valente não passaria despercebida. Em 2024, no encontro da Família Mogi, foi premiada como "Carro Destaque Feminino". Sabrina ainda se diverte com as reações nas ruas: "O pessoal quebra o pescoço olhando! E quando percebem que é uma mulher dirigindo, a atenção é ainda maior!".

Os planos para o futuro incluem muitas viagens. Em maio, o destino é Curitiba e, em seguida, Pomerode. Para Sabrina, o futuro dos carros antigos depende de serem passados de geração para geração. "Se não, teremos menos cor e alegria circulando por aí."
E a mensagem que ela deixa? "Que saibamos apreciar a vibe boa a bordo desses exemplares, compartilhando momentos, cultivando a paz, as amizades e respeitando quem está ao nosso redor. A vida é hoje, é o agora! Bora viver!"









































Comentários