EXCLUSIVO O Fusca do Sasaki, em detalhes pela primeira vez.
- Adriano Piva
- 1 de ago. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2025

FOTOS E TÊXTO: ADRIANO PIVA
Se você frequenta os encontros, eventos e costuma dar um rolê pelas estradas de São Paulo domingo de manhã, certamente já viu o Fusca do “Japa” por aí desfilando com o teto aberto e as belas rodas aro 17 cromadas. O André Sasaki aproveita e curte este carro como se deve, rodando.
Em um mundo onde tantos projetos automotivos seguem caminhos previsíveis, encontrar uma história como a do André e seu Fusca 1966 Verde Caribe é como conhecer a história de um bom livro ou até mesmo o roteiro de um filme digno de um Oscar.
Preste bastante atenção e leia esta matéria com calma e atenção pois ela é exclusiva, é a primeira vez que este carro, que esbanja personalidade e bom gosto, aparece em uma publicação automotiva. Prepare-se para conhecer todos os detalhes de um projeto que nasceu de uma paixão, enfrentou muitos desafios e hoje brilha como uma verdadeira obra de arte sobre rodas.

Quando o Sasaki deu início ao projeto em 2013, o desafio era muito grande, e ele não sabia bem o que fazer e o Fusca pedia por um rumo. A ideia inicial? Transformá-lo em um autêntico Street Rod, ousado, personalizado, pronto para quebrar regras. No entanto, como toda boa história, mudanças inesperadas estavam a caminho.
Durante o processo de funilaria e montagem, uma nova visão começou a tomar forma. Ao perceber que se tratava de um raro modelo 1966 primeira série, Sasaki entendeu o valor histórico daquele carro. A decisão foi tomada: montá-lo no estilo original, mesmo sem possuir todas as peças necessárias, e já prevendo o grande investimento que viria pela frente.

O projeto seguiu em frente, mas ao ser concluído, uma sensação incomodava: faltava alguma coisa, algo que desse uma cara para o carro, uma assinatura como toda obra de arte deve ter. O carro estava bonito, mas ainda não estava agradando como ele esperava.
Por isso o Fusca ficou guardado por meses, até que novas ideias surgissem, nessas horas é que temos que deixar o artista pensar e ter novas ideias. O Sasaki chegou ao ponto de pensar em vendê-lo, mas havia um grande obstáculo imposto pelo destino: o carro estava com bloqueio de óbito na documentação, o que atrasou ainda mais os planos.

Quem é que aguenta ter um carro desse na garagem e não sentir o gosto de ver ele na Rua? Mesmo sem documento, o Sasaki não deixou de curtir seu Fusca.
Rodando com ele, começou a visualizar as mudanças que fariam toda a diferença no carro. As primeiras modificações vieram rapidamente: rodas novas e trabalho na suspensão para uma altura que harmonizasse com o conjunto.

Hoje, o Fusca do Sasaki é um espetáculo à parte. Com pintura Verde Caribe, ele exibe um brilho sem igual que combina perfeitamente com as rodas Escarabajo aro 17 cromadas, dando ao carro uma postura imponente e moderna sem perder a postura clássica.
O conjunto de detalhes roubam a cena. As rodas que são praticamente exclusivas até hoje, O teto solar, cada acessório, cada ítem que compõem o visual do carro foi pensado para criar uma harmonia perfeita entre o Verde caribe clássico e um Cal Style de extremo bom gosto dando a cara do “Japa” para o carro.

Como a grande maioria das histórias que conhecemos entre seus donos e os carros, mais do que uma simples restauração ou customização, tudo que foi feito neste Fusca 66 Verde Caribe é um capítulo da vida do Sasaki. Ao longo dos anos na oficina, e dos muitos meses de ajustes e decisões, ele pôde não só realizar o sonho de ter um clássico diferenciado, como também criar laços fortes de amizade com pessoas que conheceu pela jornada. Em meio a experiências, paciência, algumas brigas e muitas risadas, nasceu uma história que vai muito além da paixão por carros
Mas, acima de tudo, o projeto tem um personagem especial: o pai do Sasaki. Presente em todas as etapas, ajudando nas decisões, apoiando nos momentos difíceis e comemorando cada conquista, seu pai foi um pilar fundamental nessa jornada.
Como todo bom entusiasta sabe, um carro nunca está pronto, nunca está realmente terminado. Ainda existem detalhes que André deseja aprimorar, pequenas mudanças que podem surgir com o tempo. E é justamente isso que torna a relação com o Fusca 1966 ainda mais especial: ele continua em evolução, sempre.

O Fusca do André Sasaki não é apenas um carro. É a materialização de um sonho, um símbolo de persistência, e uma prova viva de que quando paixão e dedicação andam juntas, o resultado é sempre inesquecível e nos motiva a não desistir dos nossos sonhos nunca...
























































Comentários