top of page

VW Brasilia 1977 mais zero que um 0Km

Atualizado: 20 de ago. de 2025


FOTOS E TÊXTO: ADRIANO PIVA

Se você é apaixonado por Volkswagen clássico, prepare-se para conhecer a história de uma Brasa que carrega décadas de memórias e o coração de seu dono, Ricardo. Uma Brasilia 1977, cor Bege Saara, impecável e cheia de personalidade. Mas essa não é apenas mais uma Brasilia. Essa é a “Brasa” do Ricardinho das beges, que leva com ela muito mais do que a lataria original e rodas cromadas. Ela carrega saudosas lembranças de família e uma paixão enorme por carros antigos.


"Ricardinho das bege”, como é conhecido no meio dos amantes de VW air cooled, se apaixonou por carros antigos por causa de uma figura que muitos de nós também reverenciamos: o pai. Ainda criança, Ricardinho adorava lavar o carro da família e, depois, curtir um som dentro dele.

É aí que tudo começou. E quem diria? Essa paixão se perpetuou. Tanto que, até hoje, ele ainda tem o primeiro carro da sua vida, um Fusca que o acompanha há 25 anos. Sim, você leu certo!

 

Mas por que a Brasília? Bom, a resposta está em uma lembrança muito especial: uma foto de Ricardinho com apenas 2 anos de idade, sentado no capô da Brasília Verde Ilhéus do seu pai. Foi aí que o desejo de ter uma Brasília se instalou. Décadas depois, o sonho virou realidade quando ele encontrou sua Brasa na internet. O estado de conservação do carro encantou ele na hora. Terceiro dono, a Brasília com apena 80 mil km rodados, toda original, ela tinha até as rodas datadas de fábrica!

Sendo quase um “Zé frisinho”, Ricardinho deu seu toque pessoal. Ele colocou rodas Fuchs EMPI cromadas e adicionou acessórios raros da Flat4 e AAC, como o volante Flat4 Wood e o defletor do limpador de para-brisa. Além disso, o carro ganhou um relógio de hora original, um verdadeiro achado!

1977 foi o primeiro ano com interior na cor marrom monocromático e o interior desta Brasilia se mantém como quando saiu de fábrica, com os acessórios instalados combinando com o tom marrom, e a conservação dos bancos fica por conta das capas 

de bancos eram usados na época.

No motor, nada muito radical, só o básico para garantir que a Brasa continue firme na estrada: Uma bomba de óleo Shadek, filtro externo e radiador de alumínio.

 




Ricardinho é do tipo que gosta de colocar a mão na graxa. A maioria das alterações foi feita por ele mesmo, na garagem de casa. Mas quando o serviço exige mais técnica, ele conta com a ajuda de Marcelo REV, seu mecânico e amigo fiel nas horas difíceis.

 





No começo esposa do Ricardinho torcia o nariz para a Brasilia. Mas, com o tempo, o charme do carro foi conquistando até ela. Hoje, o carinho é tanto que a Brasilia ganhou lugar cativo no coração da família.


 

Em 2023, a Brasa foi premiada no EBVW, um evento que reúne os melhores exemplares de Volkswagen a ar do Brasil. Nada mal, né? Mas para o Ricardinho, o carro não é apenas para eventos e passeios dominicais. O que importa mesmo é viver o estilo de vida air cooled. Tanto que ele usa os carros no dia a dia. “Carro foi feito para rodar. Dirigir o carro traz uma nostalgia, misturando as lembranças com o tempo atual", diz ele.

 

Os planos para o futuro da Brasa? Simples: rodar, acumular quilômetros e fazer amigos. Afinal, para ele, o mais importante é curtir o carro e a comunidade apaixonada por VW.

E o recado do Ricardinho para todos que compartilham essa paixão? 

"Vivam seu air cooled independente da forma que ele esteja hoje e bora rodar!"


E nós temos um agradecimento especial ao amigo Ricardo que é Bombeiro e enfermeiro na cidade de São Paulo e dedica sua vida em ajudar ao próximo, nosso muito obrigado pela sua dedicação em sua profissão Ricardo.


Comentários


2024 DIREITOS RESERVADOS CENA AIRCOOLED

bottom of page